Conheça todos as cirurgias plásticas

SOBRE A CIRURGIA
PLÁSTICA

 

A palavra Plastickos, do grego, significa moldar, reparar. Cirurgia plástica é a especialidade que trata de defeitos ou deformidades do corpo humano, recuperando a forma e a função das estruturas que por algum motivo, seja congênito ou por traumas, teve a sua anatomia alterada. A Cirurgia Plástica atua, também, reestabelecendo alterações evolutivas do tempo, resgatando, sempre dentro de seus limites, a jovialidade do paciente.

A especialidade possui os seus primeiros registros por volta de 4.000 anos a.C na civilização hindu, ou ainda, nos papiros da civilização egípcia (3.000 a 2.500 anos a.C) com referências ao tratamento de lesões nasais. Até o século XIX, a Cirurgia Plástica evoluiu a passos lentos, contudo, sofreu o seu maior avanço no século XX, principalmente em virtude das duas grandes guerras mundiais.

Apenas mais recentemente é que a Especialidade de Cirurgia Plástica foi “dividida” nas conhecidas denominações Estética e Reparadora.

A Cirurgia Plástica tem como maior objetivo melhorar a qualidade de vida e autoestima dos pacientes, tanto no aspecto funcional, estético e social. Para que isso seja alcançado é fundamental que se utilize técnicas e tecnologias consagradas, sempre amparadas por uma relação médico-paciente transparente e verdadeira.

A FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO
PLÁSTICO NO BRASIL

A formação do Cirurgião Plástico, regulamentada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), inicia-se com os 6 anos da Faculdade de Medicina. Após essa etapa, o médico presta uma prova de seleção para ingressar e realizar mais 3 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral. Posteriormente, presta uma nova prova de seleção para ingressar e realizar mais 3 anos em Residência Médica em Cirurgia Plástica. Após o mínimo de 12 anos de estudo e treinamento, para se tornar Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o cirurgião participa de um rigoroso método de seleção que inclui avaliação de currículo, prova teórica e prática por esta Sociedade, para então receber o título da mesma.

Isto é o “minimum minimorum” do currículo de um Cirurgião Plástico. Além dessa formação básica, cada cirurgião faz a sua trajetória pessoal com a participação em diversos congressos, cursos, estágios, especializações e outras residências médicas. Procure se informar sobre o currículo de seu Cirurgião Plástico antes de realizar qualquer procedimento.

No Brasil, todo médico que divulga o título de especialista em determinada área, precisa ter junto ao CFM (Conselho Federal de Medicina), além, obviamente, do número do CRM de seu estado, o RQE – REGISTRO DE QUALIFICAÇÃO DE ESPECIALISTA. A consulta é disponibilizada nos sites dos CRMs ou do CFM. Basta digitar o nome do profissional e conferir. Confira os links logo abaixo.

O especialista em Cirurgia Plástica que, também, é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), tem seu nome divulgado no site oficial da SBCP.

Procure o nome com a opção ESPECIALISTA.

É especialista pela SBCP?
Link da SBCP: www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/

É especialista em Cirurgia Plástica?
Link CFM: https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/

 

ÉTICA PROFISSIONAL

Sigilo Médico

O Sigilo Médico é previsto em lei. Todas as informações do prontuário médico, incluindo as imagens realizadas, são sigilosas.

Fotos “Antes e Depois”

As fotos do tipo “antes e depois” são proibidas pelo Conselho Federal de Medicina(CFM). O resultado final de uma cirurgia depende de fatores múltiplos e complexos que podem resultar em diferentes resultados para cada paciente, mesmo que utilize a mesma técnica. Portanto, fotos do tipo “antes e depois” podem induzir o paciente a esperar um resultado não condizente com a possibilidade real. Além disso, lembre-se que qualquer foto é facilmente manipulada e alterada digitalmente.

Valores

Por questões éticas, nenhum valor pode ser anunciado. Além disso, esse “valor”, só poderá ser determinado após consulta médica detalhada e individualizada para definir a indicação e o tipo de procedimento a ser realizado.

As etapas para a minha cirurgia

Abaixo, palavras do Dr. Ivo Pitanguy, que ilustram bem a importância da relação entre o médico e o paciente: “Como o pintor prepara sua tela, suas tintas e o escultor sua pedra, o cirurgião plástico deve preparar o paciente antes de nele intervir. A avaliação da arquitetura corporal, além de envolver uma análise minuciosa de cada estrutura e o equilíbrio global de seus elementos, complementa-se através de uma percepção lúdica do indivíduo e de seus anseios. Na busca de criar a beleza exterior, o cirurgião deve procurar captar a essência de seu paciente. O trabalho do cirurgião plástico não seria completo se orientado apenas por uma mentalidade técnica sem a preocupação em compreender os motivos que levaram um paciente a procurá-lo.

Muitos destes defeitos, considerados mínimos, representam em verdade um desejo sincero de evolução social e se situam paralelamente ao desenvolvimento e expressão plena da personalidade do indivíduo. Estes pacientes, quando devidamente selecionados, apresentam para nossa surpresa, modificações de personalidade das mais positivas, com um grau significativo de modificação somática pela cirurgia”.

 
 

CONTATO

  Telefone: (49) 99904-4223

  Rua Osvaldo Cruz | N.º 62 | 3º andar |
    Centro de Videira – SC | CEP: 89.560-142

Disponíveis para atendimento de segunda
a sexta-feira, das 8h30 às 18h.